PPRA


Programa de Prevenção de Riscos Ambientais


O PPRA busca através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos ambientais existentes, meios de evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, preservando a integridade física dos seus trabalhadores e consequentemente, maior eficiência e segurança nas rotinas e processos de trabalho.

Visando à proteção do trabalhador no ambiente de trabalho e à segurança da organização toda, o PPRA é um documento fundamental para uma boa gestão de segurança de medicina do trabalho.

A partir do mapeamento de perigos previamente realizado, torna-se mais fácil e eficiente gerenciar e controlar os riscos existentes no local de trabalho.

.

  • OBRIGATORIEDADE: TODAS as empresas que admitam trabalhadores como empregados estão obrigadas a implantar o PPRA segundo a Norma Regulamentadora 9, independente do tamanho, segmento e quaisquer outras variáveis.
  • PERIODICIDADE: O PPRA tem validade de 1 ano, podendo sofrer alterações/atualizações até a sua renovação
  • O documento deve ficar no estabelecimento, à disposição dos trabalhadores e da fiscalização.

.

sms

O PPRA é um programa de ação contínua, e se o mesmo não estiver sendo implantado e avaliado continuamente, o mesmo terá pouca ou nenhuma efetividade.

É importante que uma pessoa na empresa seja encarregada por manter a gestão de segurança e busque continuamente implementar as ações do PPRA, assim como os trabalhadores devem colaborar e sempre que houver ocorrências que possam implicar riscos à saúde, reportarem imediatamente.

.

Close shot of a female doctor studying medical records via laptop

Realizamos um gerenciamento buscando a avaliação e mitigação dos riscos, analisando as consequências dos perigos identificados como ameaças. Busca-se sempre colocar os riscos em um nível tão baixo quanto racionalmente praticável (ALARP), proporcionando uma alocação equilibrada dos recursos, destacando os riscos prioritários para as ações de mitigação.

As realizações da coleta de dados relativos aos perigos à segurança das atividades devem estar armazenadas para que permitam a identificação dos perigos existentes, assim como as análises e avaliações dos riscos. Desta forma, é possível elaborar um planejamento de atividades que busque mitigar os riscos de segurança operacional e manter a operação dentro do Nível Aceitável de Desempenho da Segurança Operacional.